Woocommerce WordPress

Woocommerce é um plugin de E-commerce disponível gratuitamente para sites e blogs que utilizam o WordPress como plataforma. Não se trata de uma plataforma de E-commerce, é uma extensão, um pacote de ferramentas, que precisa ser anexado ao WordPress, permitindo a criação de uma loja virtual a partir de códigos-fonte abertos.

Desde sua primeira versão, o plugin Woocommerce já contabilizou cerca de 38 milhões de downloads e de acordo com o Buildwith Trends, mais de 27 mil sites criados com a ferramenta. O sucesso do plugin o colocou entre os top 5 mais baixados do WordPress, isso devido à adesão grátis, interface fácil e navegação intuitiva.

O sistema opera no modelo Open Source, permitindo que o usuário faça suas alterações através de extensões e aplicativos para personalizar a página da maneira que achar melhor, como uma plataforma de e-commerce tradicional. O plugin Woocommerce conta com múltiplos recursos nativos, como uma interface moderna para a loja virtual caminhar de acordo com as tendências de design de E-commerce, e controle de todo o processo de check out, podendo habilitar e desabilitar quando desejar. Além da possibilidade de venda para países específicos ou globalmente.

A geolocalização também já está incorporada nativamente no plugin, identificando o endereço do consumidor e calculando o valor de frete para entrega. Sua capacidade de cadastro de produtos também é ampla, sem limites de skus para seu e-commerce.

A funcionalidade de agendamento é bem útil para aqueles que vendem serviços online, permitindo a criação de um calendário com data e hora de eventos ou disponibilidade de reserva em um quarto de hotel, por exemplo.

Outro recurso disponível para usuários do WordPress que possuem o plugin Woocommerce, é o leilão. O lojista pode promover um ou mais leilões simultâneos com todo um controle. Quando o leilão se encerra com uma oferta vencedora, a venda é feita automaticamente.

Woocomerce tem em seu repertório diversas extensões separadas por categorias para melhorar a experiência do lojista e do consumidor. As extensões são divididas em contabilidade, serviço com foco no cliente, marketing, produtos, gerenciamento do negócio, relatórios, widgets e gateways de pagamento.

Ter o poder de acompanhar de perto números e resultados de seu negócio é essencial para qualquer gestor de E-commerce.  O plugin Woocommerce conta com relatórios próprios com informações e estatísticas de vendas, média de negociação por dia e uma visão geral das operações.

História do Woocommerce

plugin Woocommerce surgiu em 2011 e foi criado pelos desenvolvedores Mike Jolly e James Koster, que elaboravam uma série de plugins e temas para o WordPress. Antes do Woocommerce como conhecemos hoje em dia, foi desenvolvido o WooThemes, focado em temáticas para a plataforma.

O sucesso do plugin veio rapidamente e seu objetivo segue o mesmo desde o princípio, criar ferramentas que possibilitem a venda de todo tipo de produto ou serviço online; intuitivo para quem está vendendo e para seus clientes.

Em 2013, apenas 2 anos após sua estreia no mercado, o Woocommerce atingiu a marca de 4 milhões de downloads ao redor do mundo; dois anos depois esse número chegou a 7 milhões. Ainda em 2015, onde a evolução da empresa era visivelmente expansiva, a marca já se fazia presente em 19 países, responsável por aproximadamente 30% de todas as lojas virtuais da época, segundo dados da própria empresa.

Principais características do Woocommerce

Woocommerce disponibiliza aos seus clientes inúmeros plugins que otimizam processos de gerenciamento de frete, permitindo inserir taxas fixas e outras configurações de entrega e valores.

No setor de produtos, o plugin Woocommerce auxilia no gerenciamento de produtos digitais ou físicos de modo prático através do WordPress, e o varejista ainda pode realizar alterações de acordo com o crescimento do negócio baseado em sua estratégia previamente estipulada.

Independentemente do segmento de sua loja virtual, a ferramenta permite com que você trabalhe com qualquer tipo de produto em um mesmo ambiente.

Com os serviços presentes no plugin Woocommerce, o usuário ainda conta com um sistema que calcula os impostos, permitindo de forma intuitiva que o lojista configure o valor de taxas de acordo com a localidade do comprador.

plugin Woocommerce é super indicado para quem utiliza o WordPress como plataforma de seu negócio digital, porém cada empresa tem sua característica e demandas próprias. Ou seja, antes de escolher qual plataforma de E-commerce ou plugin você irá adotar, faça uma pesquisa de mercado e identifique aquela que melhor se enquadra no perfil desejado e boas vendas!