Dark store: entenda a loja física que nenhum cliente pode entrar

Imagine um supermercado. Muito provavelmente, você está pensando em um lugar iluminado, cheio de suprimentos, com clientes buscando itens com a ajuda de alguns funcionários. Uma dark store é quase isso, com a exceção de um detalhe: os clientes em si.

Se esse não parece um conceito que faz sentido para você, continue a leitura! O blog da ComSchool vai explicar o que é uma dark store e como este modelo de loja física está revolucionando a maneira como consumimos.

O que é uma dark store?

Dark store (“loja escura”, em inglês) é como chamamos uma loja física que tem uma função semelhante a um depósito. Ela funciona quase como uma loja normal, mas a diferença é que a única maneira de comprar nela é on-line.

Por isso, é errado pensar em dark stores como lojas físicas sem clientes, por mais que seja a maneira mais simples de explicar o conceito. Na verdade, elas são lojas virtuais com endereços físicos, mas que são inacessíveis para quaisquer pessoas que não sejam os funcionários.

Nesse momento, você deve estar se perguntando o que as difere, então, de um depósito ou armazém. Afinal, toda loja, mesmo virtual, precisa ter um local como esse para guardar seu estoque.

O que acontece é que esses espaços não precisam ser tão grandes quanto os galpões de estoque, podendo, assim, ser localizados em centros urbanos. Isso traz uma série de vantagens para as empresas que decidem por esse tipo de estratégia, como veremos logo mais.

Como funciona?

O funcionamento de uma dark store é muito simples. De maneira simplificada, é preciso ter um espaço para as mercadorias, funcionários para a loja e um sistema de entregas unificado para que a comunicação aconteça de maneira fluida entre as frentes. Veja:

  1. o cliente faz o pedido na loja virtual/aplicativo;
  2. o sistema da loja recebe o pedido imediatamente;
  3. o funcionário responsável faz a separação e checagem dos itens;
  4. os itens são escaneados e embalados;
  5. o pedido é liberado para entrega.

Uma alternativa à entrega que diversas empresas oferecem é a de retirada na loja, que muitos clientes preferem a ter que pagar frete ou esperá-los chegar. De toda forma, ter um sistema logístico eficaz é essencial para qualquer loja virtual, especialmente uma que utilize o sistema de dark store.

Outro alicerce desse tipo de loja é um sistema ERP inteligente, que consiga transmitir as informações necessárias para os clientes, funcionários e entregadores de maneira eficaz. Apenas com essa unificação todos os processos poderão acontecer sem entraves desnecessários.

Vantagens de uma dark store

Se você tem ou planeja ter uma loja virtual, com certeza está sempre buscando maneiras de se destacar no mercado. Uma dark store é uma grande vantagem, pois ela traz benefícios únicos para quem quer melhorar ainda mais a experiência do cliente.

Entregas mais rápidas

Como as dark stores não precisam de espaços muito grandes para funcionar, elas podem estar em localizações estratégicas, próximas a centros empresariais e residenciais. Assim, as entregas podem ser realizadas mais rapidamente em comparação àquelas que precisam passar por todo o processo logístico a partir de um depósito.

Maior variedade de itens

Itens perecíveis costumam ser uma grande dor de cabeça para lojas virtuais. Na maioria das vezes, são até mesmo deixados de lado para evitar riscos. Contudo, como dark stores são como lojas, esses alimentos podem ser armazenados de maneira correta até a hora da entrega — que é rápida —, evitando que o item estrague.

Experiência positiva

Todo mundo já passou por aquele sufoco de precisar muito de um item da Internet, mas perceber que a entrega iria demorar demais. Por isso, fretes mais rápidos e baratos são uma grande vantagem para clientes que consomem de marcas que utilizam essa estratégia para vendas.

Menos gastos

Quando uma loja é aberta ao público, ela precisa cumprir uma série de exigências para que comporte aquela quantidade de pessoas confortavelmente. Para esse tipo de loja, contudo, a única preocupação do proprietário será a segurança e o bem-estar dos funcionários, o que diminui consideravelmente os gastos gerais de manutenção.

Mais clientes

Ter mais qualidade nos itens e nas entregas traz uma boa reputação on-line. Assim, mais pessoas podem conhecer a sua loja virtual e comprar nela, o que vai gerar mais receita para o seu negócio — isso pode, inclusive, ajudar a abrir mais dark stores em outras localizações de alta demanda.

A ComSchool te ensina a cuidar do seu negócio!

Você sabia que a ComSchool oferece uma série de cursos para alavancar o seu negócio? Te ensinamos todo o processo desde como criar uma loja virtual a todos os outros cuidados que você precisa ter ao administrá-la. Conheça as opções que temos disponíveis e embarque nesta aventura!

Se você quiser complementar seus estudos, não deixe de acompanhar os conteúdos que publicamos aqui, no blog da ComSchool. Divulgamos informações importantes com regularidade, para você possa estar sempre atento às estratégias que poderá aplicar no seu empreendimento. Aproveite!