Martech: saiba o que é e como pode revolucionar o marketing digital

O uso da tecnologia sempre foi muito benéfico para o marketing digital. Com o passar do tempo, ela possibilitou que as empresas passassem a enxergar novas oportunidades no mercado de trabalho, a reestruturar os processos internos e a melhorar a relação com o cliente. Sendo assim, você sabe o que é uma martech?

Depois das big techs, fintechs e edtechs, as empresas de marketing também conquistaram seu espaço e hoje têm grande influência no mercado. Entretanto, esse termo ainda é pouco difundido entre os profissionais da área, mesmo que a maioria deles acredite que a tecnologia é essencial para obter sucesso.

Afinal, o que é uma martech? Para entender o significado desse termo e seus impactos para o setor de marketing, a ComSchool desenvolveu este artigo especial com diversas informações sobre o assunto. Assim, você fica por dentro da importância da automação de marketing e como ela pode transformar uma empresa.

O que é martech?

A expressão “martech” refere-se à junção das palavras “marketing” e “technology”, em inglês. De forma geral, esse conceito diz respeito às empresas e agências de marketing que utilizam recursos tecnológicos no mapeamento de seus processos. São organizações que seguem os principais conceitos da revolução digital.

Assim sendo, a gestão de processos tem diversas ferramentas tecnológicas como protagonistas do negócio, que contribuem tanto para o gerenciamento interno como para o relacionamento com o público-alvo, ou seja, o consumidor final. É um processo que visa a obter resultados mais rápidos.

Por isso, um dos principais propósitos dessa metodologia é dar espaço para que os profissionais de marketing de uma empresa priorizem a otimização das estratégias no que diz respeito ao aspecto criativo, uma vez que as tecnologias implementadas serão responsáveis por executar as tarefas operacionais.

Nesse caso, a aplicação da tecnologia no cotidiano da empresa tem um papel muito mais importante do que em agências tradicionais. Isso porque as martechs são voltadas para oferecer soluções tecnológicas completas seguindo as etapas do funil de vendas e outros conceitos.

Para que servem as martechs?

As martechs chegaram para fazer a combinação ideal entre marketing e tecnologia. Por isso, uma das suas principais funções é garantir a eficiência das implementações da empresa e um alto nível de desempenho. Em alguns casos, elas podem se utilizar de inteligências artificiais para auxiliar nos processos.

Dessa forma, possibilitam que sejam geradas soluções de marketing em grande escala, com consistência e eficiência. Além disso, também são extremamente importantes para reduzir a quantidade de trabalho manual do um setor de comunicação de uma empresa.

Otimização no relacionamento com os clientes

A gestão do relacionamento com o cliente é muito importante para garantir que o contato seja eficiente e benéfico para ambas as partes envolvidas na jornada de compra. Por isso, as tecnologias das martechs permitem que o gestor tenha uma visão panorâmica sobre o mercado e outros detalhes.

Assim, elas se tornam extremamente úteis para realizar um controle detalhado sobre cada lead captado ou em potencial, o que também contribui para a relação dos clientes já fidelizados. Além disso, uma martech tem a capacidade de manter grande proximidade com o público-alvo da sua marca.

Visão abrangente sobre o mercado

Para que os processos internos ocorram sem ruídos, é importante que os objetivos do negócio estejam alinhados com todos os setores. Isso porque, com uma visão limitada, é difícil esperar que todos os departamentos que integram um determinado projeto tenham a mesma visão sobre os objetivos a serem alcançados.

Ao integrar o sistema de uma martech em uma empresa por meio das plataformas sofisticadas, é possível estabelecer interações mais precisas entre todos os envolvidos. Assim, você consegue tornar a comunicação interna mais eficaz e voltada para o aumento de desempenho, produtividade e outros objetivos.

Gestão de leads

Diversas técnicas, como o SEO, marketing de conteúdo e outras estratégias, são importantes para o processo de geração de leads. No caso das martechs, são utilizadas ferramentas mais robustas para otimizar esse processo e consequentemente atuar na aquisição de leads.

Entretanto, é importante ter em mente que as ferramentas implementadas não executam o serviço completo para a sua empresa. Elas servem apenas para auxiliar na otimização do processo e levantar resultados. Por isso, é essencial ter um profissional ou equipe dedicada a essa função.

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As martechs representam um grande passo à frente na transformação digital, sendo essenciais para a melhoria dos processos internos e geração de resultados. Porém, para que elas sejam eficazes, é importante ter conhecimento das ferramentas de marketing digital e outros aspectos importantes.


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