O que é e-commerce para serviços? Saiba como funciona e os diferenciais

Diferentemente das lojas virtuais que comercializam seus produtos para os clientes, também existem aquelas voltadas para oferecer serviços para outras empresas. O chamado e-commerce para serviços vai muito além da venda para atacado, e hoje tem grande influência no mercado digital.

Entretanto, essa ideia ainda não foi totalmente difundida no dia a dia das pessoas, que, em sua maioria, ainda acreditam que os marketplaces são voltados apenas para a comercialização de produtos. Mas a verdade é que a transformação digital contribuiu para que houvesse uma melhora no relacionamento entre empresas.

A ComSchool preparou este artigo para trazer uma série de informações sobre como funciona o setor de e-commerce para serviços. Assim, você compreenderá como sua empresa física com foco em prestação de serviços também pode fazer parte do ambiente digital e prospectar ainda mais clientes.

O que é e-commerce para serviços?

Existe uma grande diferença entre vender produto virtual e ser uma empresa prestadora de serviços. O e-commerce para serviços nada mais é do que um canal digital voltado para a negociação entre empresas ou clientes, com o objetivo de vender serviços específicos, independentemente do setor de atuação.

Uma vantagem para essas empresas que querem arriscar fazer parte da revolução digital é que não há exigência de porte ou segmento para criar a própria plataforma. Sendo assim, é uma ótima oportunidade para ingressar nesse ramo de atividades, uma vez que grande parte dos interessados estão presentes no ambiente virtual.

Existem algumas particularidades que são específicas do e-commerce para serviços e que se diferenciam das lojas virtuais para produtos. A principal delas é o desafio de organizar o “estoque”. É importante que a empresa apresente uma gestão estruturada a respeito das equipes que vão desenvolver as atividades.

No e-commerce para serviços B2B, o investimento em logística é consideravelmente baixo e os custos não são tão flexíveis. Além disso, é possível cadastrar os serviços da sua loja utilizando o mesmo processo descritivo habitual de um produto virtual, com descrições e detalhes sobre o serviço prestado ao cliente.

Como criar uma plataforma de e-commerce para serviços?

Para obter relevância para a sua loja prestadora de serviços, seja um e-commerce B2B ou B2C, é importante ter em mente que o atendimento deve ser personalizado e eficiente. Ao procurarem serviços, os clientes buscam maior atenção por parte da empresa e atualizações constantes a respeito dos processos.

Escolha uma plataforma responsiva

Além disso, deve-se disponibilizar os serviços prestados em uma plataforma altamente responsiva, o que requer um planejamento prévio. Isso porque o detalhamento dos serviços deve ser ainda mais aprofundado. Essa é uma boa oportunidade para desenvolver páginas completas a respeito do que está sendo oferecido.

Como se tratam de serviços específicos, também é possível desenvolver landing pages e conteúdos maiores, a fim de detalhar os processos, benefícios e outras informações relevantes. Assim, além de garantir a fluidez na navegação do usuário, ele fica bem-informado sobre os diferenciais do seu negócio.

Existem sites voltados para a criação de plataformas de e-commerce que oferecem personalização avançada para as páginas e contam com um suporte constante. Valer-se desse tipo de serviço no momento de escolher a plataforma é essencial para evitar contratempos e a insatisfação dos clientes atendidos.

Como descrever os serviços?

Convencer a clientela de que seu serviço é adequado para suas necessidades é um grande desafio. Diferentemente de um marketplace tradicional, oferecer serviços on-line requer ainda mais detalhamento sobre as atividades desempenhadas pela empresa, pois, nesse caso, o serviço não é palpável.

É importante fazer com que o público-alvo da empresa compreenda a dimensão do serviço prestado e valorize as etapas de implementação. Para isso, os serviços devem ser personalizados com base nas principais dores e necessidades da sua audiência, de forma que seja compreensível para os clientes.

Para isso, os benefícios ofertados devem estar devidamente detalhados na página do seu e-commerce. Uma boa estratégia para oferecer segurança e conforto ao público-alvo é desenvolver uma página com os principais cases de sucesso da marca, o que gera mais autoridade para a empresa.

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